Gmail torna 2 ferramentas open source; importar e-mails fica mais fácil

Recursos vão permitir migrar mensagens de bancos de dados múltiplos ou desatualizados com rapidez.

O Gmail deu um bom presente para desenvolvedores ao tornar ferramentas open source. Quem trabalha com softwares vai ganhar novos recursos de integração para o serviço de e-mail. A liberação de dois APIs em código aberto para a plataforma foi anunciada pelo Google na terça-feira (17).

A novidade vai permitir a criação de recursos que prometem facilitar a importação de mensagens de contas antigas, em outros formatos, para que sejam adicionadas aos servidores do Gmail. Com isso, os recados de outros serviços poderão ser utilizados normalmente a partir da nova interface.

O primeiro projeto, mail-importer, é destinado a usuários que tenham contas antigas em clientes locais, como o Mozilla Thunderbird, e querem carregar essas mensagens em suas contas do Google. O código ainda está em fase de desenvolvimento, e só pode ser usado com comandos de texto no momento.

Já o segundo recurso, import-mailbox-to-gmail, é voltado para administradores do Google Apps que precisam importar várias caixas de mensagens ao mesmo tempo. O código é um script em Python capaz de carregar e-mails de fontes diferentes para vários destinatários ao mesmo tempo.

Os códigos das duas ferramentas podem ser encontrados e baixados gratuitamente no GitHub, para desenvolvimento de serviços open source. A ideia do Google é que desenvolvedores ajudem a expandir os recursos, resolvendo bugs e criando softwares com interfaces gráficas que permitam seu uso por clientes leigos sem a necessidade de conhecimento técnico avançado. Ou seja, se você estava esperando por melhorias, elas já estão nas mãos de quem pode ajudar.

Facebook
WhatsApp
Twitter